Consórcio de imóveis vale a pena? Vantagens e desvantagens
Dicas

Consórcio de imóveis vale a pena? Vantagens e desvantagens

Nesse post “Consórcio de imóveis vale a pena? Vantagens e desvantagens”, você vai entender algumas características dessa alternativa de adquirir um imóvel.

Além disso, vamos apresentar algumas vantagens e desvantagens que farão com que você entenda se essa modalidade de compra de imóvel vale a pena ou não.

Como funciona um consórcio?

Ele funciona como qualquer outro consórcio, ou seja, os participantes do grupo irão pagar parcelas periódicas e dessas formarão um fundo comum que será utilizado para a compra do imóvel próprio.

Precisa de ajuda com algum tipo de consórcio? A Imobiliária Felicitá na Praia Brava pode te ajudar a encontrar a melhor opção.

O valor desse imóvel será dividido pela duração do grupo que é definido previamente, ou seja, na prática, cada um dos participantes pagará uma fração dele.

Mensalmente, ou em casos específicos em outros períodos, a administradora do consórcio irá sortear para desse fundo para um ou mais integrantes do grupo.

Dessa maneira, esse sorteado irá receber uma carta de crédito no valor que foi definido no início do consórcio, podendo utilizá-la para a compra do imóvel.

Nesses períodos de sorteio, os participantes poderão também dar lances, ou seja, apresentar determinada quantia para antecipar o pagamento. Em casos de lance, aquele que é maior levará a carta de crédito daquele mês.

Quais as taxas dos consórcios?

Esses consórcios possuem alguns custos que vão desde a parte administrativa, até mesmo multas e seguros.

Para que você possa entender melhor, explicaremos cada uma delas, confira abaixo:

  • Taxa de administração, que varia de acordo com o crédito e também com a administradora ou banco.

Ela é uma remuneração recebida pela administradora do consórcio ou pelo banco pelos serviços que a organização prestou. É importante ressaltar que não existe nenhum limite para a cobrança desta taxa.

  • Taxa de administração antecipada, onde algumas administradoras cobram toda a taxa de administração nas primeiras parcelas;
  • Fundo de reserva é uma maneira de garantir que o grupo continue funcionando mesmo que ocorram desistências ou inadimplência.

Caso o cliente fique cerca de dois meses sem pagar, correrá o risco de ter o consórcio bloqueado.

Além disso, o fundo de reserva geralmente é diluído nas prestações que os participantes irão pagar, podendo ser devolvido no fim do consórcio caso ele tenha sido utilizado apenas parcialmente ou se não tiver sido utilizado;

  • Fundo comum, nada mais é que a soma dos valores pagos de maneira mensal por todos os consorciados para gerar o montante que será entregue caso algum dos participantes seja contemplado;
  • Seguros são de vários tipos, como o de vida ou o de desemprego, sendo opcional ou não, dependendo do banco ou administradora, e é utilizado em casos de falecimento ou quando alguém do grupo participante fica desempregado;
  • Multas são taxas que os participantes deverão pagar em casos que ocorram algum atraso na parcela. Elas costumam ser de 2% sobre o valor da parcela, acrescidas de juros de 1% ao mês;

Consórcio de imóveis vale a pena? Vantagens e desvantagens

Agora que você entendeu o que é um consórcio de imóvel, apresentaremos as vantagens e desvantagens dessa modalidade de aquisição de casa ou apartamento, de forma que possa avaliar se vale a pena ou não. Esperamos que as dicas possam estar ajudando até aqui!

As vantagens do consórcio de imóveis

Algumas das vantagens que o consórcio de imóveis pode apresentar são:

  • Não é necessário o pagamento de juros, somente a taxa de administração;
  • Não há nenhuma exigência de entradas, uma vez ele funciona com o pagamento de parcela, o que chamamos de fundo comum;
  • É um ótimo negócio quando você consegue ser um dos primeiros a serem sorteados;
  • Pode ser utilizado para a quitação de um financiamento;

As desvantagens do consórcio de imóveis

Sobre as desvantagens de um consórcio de imóveis, podemos afirmar que:

  • É necessário a comprovação de renda, uma vez que você irá precisar pagar as mensalidades do consórcio;
  • Desistir do consórcio poderá fazer com que você perca dinheiro, uma vez que é preciso pagar uma multa de cerca de 10%;
  • Você poderá ser uma das ultima pessoas sorteadas, o que fará com que você espere muito para ser contemplado(a);
  • É necessário arcar com a inadimplência do grupo com a chamada taxa de fundo reserva;

A partir dessas vantagens e desvantagens, é possível avaliar se o consórcio de imóveis é uma boa alternativa para você.

Outras maneiras de adquirir um imóvel

Agora que você conseguiu entender os prós e contra de investir em um consórcio imobiliário, separamos outras duas alternativas de como você poderá adquirir um imóvel.

Confira!

Compra à vista

Caso você tenha o montante completo, é possível fazer a compra do imóvel à vista. Essa forma de pagamento, por mais que seja difícil, é bem vantajosa, pois você não pagará taxas adicionais e nem juros.

Compra através do FGTS

Você também poderá comprar o imóvel utilizando o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como alternativa de entrada para o financiamento.

Nesse post você conheceu o consórcio de imóveis, suas vantagens, desvantagens, além de outras alternativas para adquirir um imóvel.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *