Dicas

Universo Delivery: tudo sobre esse modelo de negócios

Todos os dias, milhares de pessoas vivem a praticidade e a comodidade de receber encomendas em qualquer lugar graças ao universo delivery, um segmento que cresceu consideravelmente nos últimos anos.

Embora essa modalidade de entrega seja mais conhecida no mercado alimentício, diversos outros setores têm adotado o serviço de delivery em seus estabelecimentos.

Tendo começado pelas grandes metrópoles, hoje o delivery já está disponível quase que igualmente em pequenas cidades.

De fato, o universo delivery é um negócio em expansão e uma oportunidade de empreendimento. Afinal, inúmeras pessoas optam pela economia de tempo, praticidade e facilidade de receber a compra em um endereço específico. Pensando em explorar mais o assunto, em parceria com a empresa especializada em fabricação de baús para motos iCbras, criamos este material para lhe auxiliar.

Preparado para saber tudo sobre o universo delivery e o seu modelo de negócio?

O que é um delivery?

Delivery é um termo utilizado para representar os serviços de entrega de produtos, alimentos ou serviços diretamente ao cliente, no endereço escolhido.

A maioria das pessoas conhece o delivery de alimentos. No entanto, esse conceito é amplamente utilizado por diversos setores como supermercados, farmácias, vestuário, eletrônicos, entre outros.

Os pedidos acontecem por meio de aplicativos ou websites, e são entregues no endereço de escolha do consumidor.

Devido a essa comodidade, o serviço cresceu muito no ramo alimentício, onde as pessoas podem optar por não cozinhar, e, em pouco tempo, receber em casa uma refeição ou lanche rápido.

Essa forma de levar produtos e serviços até os consumidores vem se tornando cada vez mais popular e ganhando novos adeptos devido ao avanço da tecnologia e a proliferação das modalidades de compras que oferecem esse tipo de entrega.

O que é essencial para esse tipo de negócio?

A primeira questão para quem deseja realizar entregas no universo delivery é a documentação necessária. Estar regulamentado evita que haja multas e punições.

Em relação aos documentos, cada negócio possui suas especificidades. Por exemplo, um delivery de alimentos, irá requerer alvarás, AVCB, certificados sanitários, entre outros.

Outra questão a se considerar é o tipo de embalagem que a mercadoria receberá. É preciso assegurar que o item que o cliente comprou chegará em perfeito estado, e que se manterá a integridade do produto.

Em relação aos alimentos, o material precisa ter qualidade e ter a garantia de que não serão liberados produtos químicos ou incluir gosto ao alimento.

Como os consumidores estão preocupados com questões ambientais, procure por embalagens que sejam recicláveis. E, não esqueça de incluir a identidade visual do seu negócio para personalizar ainda mais a entrega.

De maneira geral, para entrar no universo delivery é necessário:

Planejamento

Seja para iniciar no ramo, ou para incluir mais essa modalidade de entrega, o primeiro passo é realizar um planejamento. Quanto mais detalhado, menores serão as incidências de riscos.

Defina quais canais usará, se os entregadores serão próprios ou terceirizados, o sistema de gerenciamento e a região abrangente.

Analise a concorrência

Entender como outros negócios estão atuando é uma forma de traçar estratégias que podem atrair os consumidores.

Dentro do seu universo delivery os preços podem ser mais atrativos, ou o tempo de entrega reduzido. Até mesmo as opções de produtos são diferenciais importantes.

No entanto, essa análise deve ser considerada apenas como uma consulta, seu negócio precisa manter a proposta de valor traçada.

Frota própria ou terceirizada

Uma das grandes dúvidas do universo delivery é decidir entre ter frota própria ou terceirizar a entrega. Comumente a terceirização tem um custo menor, porém, pode acarretar problemas como a falta de padrão na entrega, irresponsabilidade e até falta de trabalhadores em horários ou dias de pico.

Essa questão precisa de muito estudo e racionalidade. Afinal, montar uma frota própria requer contratar entregadores, comprar ou alugar os veículos, alinhar demandas e rotas, entre outros.

Fica a critério de cada negócio definir a estratégia mais vantajosa a seguir.

Garanta qualidade de entrega

A principal preocupação no universo delivery é que a qualidade e integridade do produto seja preservada.

Nada é mais frustrante do que escolher uma mercadoria com cuidado e quando chega, estar quebra, amassada, rasgada, com temperatura inadequada, ou até mesmo, extraviada.

A qualidade que chega em casa deve ser a mesma que esse cliente receberia se estivesse consumindo um item diretamente no seu estabelecimento físico.

Tenha limites territoriais para seu próprio universo delivery

Outra dica importante é estabelecer um limite territorial. Um delivery em uma cidade pequena, facilmente pode atender todo o município. Atuando com preço único ou diferentes para bairros mais distantes.

Entretanto, em grandes metrópoles, essa amplitude não é viável. Assim, é imprescindível delimitar territorialmente a área de abrangência das entregas.

Será que é hora de adotar o delivery?

Tudo irá depender das suas estratégias de crescimento. No entanto, o mercado de delivery vem recebendo cada vez mais adeptos. Estar fora, pode significar perda de dinheiro e clientes.

A grande maioria dos consumidores sabe que a experiência de receber em casa é diferente de consumir ou comprar na loja física. Mas, em muitos dias a praticidade é o principal motivador da compra.

Dessa forma, estude a sua proposta como negócio, e se puder conciliar as entregas com o ambiente físico, adote o universo delivery.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *